expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

História do Mês de FEVEREIRO

 Saiba como se Originalizou-se  


MÊS  DE  FEVEREIRO

Sabia que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!

Fevereiro (do Latim Februarius, de februa, denominação emprestada a Juno no tempo da purificação e do desagravo).


      Este mês no calendário bárbaro do Lácio não existia, mas tal como janeiro, foi introduzido pelo rei Numa Pompílio, desejando igualar o seu sistema de contar o tempo ao dos povos mais cultos, gregos e fenícios.

       É o segundo mês do ano gregoriano. Tem 28 dias e 29 nos anos bissextos, cujo milésimo é divisível por 400. É que o ano civil dos romanos, estabelecido por Rômulo, aperfeiçoado por Numa Pompílio, e modificado pelos pontífices encarregados de o manterem em concordância com sol, foi reformado por Caio Júlio César, (reforma Juliana), estabelecendo os anos bissextos, de 4 em 4 anos, o que dava os anos médios de 365 dias e 6 horas. Esse dia a mais em fevereiro foi colocado entre os 23 e 24, e como o vigésimo-quarto se chamava sexto-ca-lendas, o novo dia intercalado ficou chamado BISSEXTO-CALENDAS, de onde o nome de BISSEXTO ao ano em que fevereiro tem mais um dia.

       Quanto ao fato de fevereiro ter-se tornado o mês mais pobre do ano, isso se deve aos aduladores da côrte romana. Os cortesãos de Augusto desejavam repetir e superar os de Júlio César, dando a um dos meses o nome do grande imperador. Júlio tinha recebido o sétimo mês. Augusto haveria de receber o oitavo, como consagração. Todavia, os bajuladores perceberam que, enquanto julho tinha 31 dias, agosto contava apenas 30. Isto seria uma injustiça ao "divino Augusto". A solução era tirar esse dia de algum mês. Escolheram justamente o de fevereiro, para glorificação do Imperador Augusto. Os romanos consagravam a Netuno todo o mê de fevereiro.




Nenhum comentário: