expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sábado, 12 de dezembro de 2015

Escutando o Big Bang, Sitônizando ele para ouvi-lo

Escutando o Big Bang


  Corria o ano de 1964, e os cientistas americanos Arno Penzias e Robert Wilson tentavam utilizar uma grande antena de comunicações pertencente aos Laboratórios Bell,  de nova Jersey, nos Estados Unidos, mas um ruido de fundo, um zumbido constante, os impedia. o ruido partia de todos os pontos do céu, noite e dia, em todas as estações do ano.






 Faxina geral ! Sintônia

 Durante um ano, os jovens astrônomos fizeram de tudo para localizar e eliminar o ruído. testaram todos os  sistemas elétricos. remanejaram instrumentos, checaram circuítos, sacudiram fios, espanaram tomadas. Subiram na antena e colocaram fita isolante em todas as junções e todos os rebites. Munidos de vassouras e escovas, tornaram a subir na antena e limparam o que depois chamaram de "material dielétrico branco" - que comumente chamamos de titica de passarinho. Nada disso adiantou.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------








                                   Enquanto isto, ali perto...

  
Eles não sabiam que, a cerca de cinquenta quilômetros dali, pesquisadores da Universidade de Princeton trabalhavam numa ideia que o astrofísico George Gamow apresentara anos antes: quem observasse o espaço em profundidade suficiente encontraria alguma radiação cósmica de fundo deixada pelo Big Bang. Gamow acreditava que, tendo cruzado a vastidão do cosmo, a radiação alcaçaria a terra na forma de micro-ondas. Ele chegou a dizer que a antena dos Laboratórios Bell poderia captá-las.


                   
              Uma Luz antiga

 
O ruído que Penzias e Wilson ouviram era, evidentemente, o ruído que Gamow tinha previsto. Eles encontraram o limite do universo ou, pelo menos, da parte visível do universo, situado a 150 bilhões de trilhões de quilômetros. Estavam "vendo" os primeiro fótons - a Luz mais antiga do Universo - na forma de micro-ondas, exatamente como Gamow havia dito.


                       
         Sintonizando o Big Bang?

  
Todos nós já lidamos com interferências causadas pela radiação cósmica de fundo. Sintonize sua televisão em qualquer canal que ela não receba: cerca de 1% da estática se deve a remanescentes antigos do Big bang. Portanto, da próxima vez que você reclamar que não acha nada para ver na tevê, Lembre que você sempre pode assistir ao surgimento do universo.

  




Nenhum comentário: