expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

África Eterna e Moderna de muita Cultura e Contos Fabulosos

Saiba como a África, Virou Eterna e Moderna?. Vamos entrar numa História de muita Cultura e Contos Fabulosos, que também tem tudo Haver com o Brasil.










    ÀFRICA    ETERNA


   A ÀFRICA  É  O TERCEIRO  MAIOR  CONTINENTE  EM  EXTENSÃO,  COM  UMA  POPULAÇÃO DE  CERCA  DE  900  MILHÕES  DE  PESSOAS,  E  TEM  PARTICIPAÇÃO  FUNDAMENTAL  NA  ORIGEM  DO  POVO  BRASILEIRO.  NO  ENTANTO,  SOMENTE  APÓS  A  DEMOCRATIZAÇÃO  DO  NOSSO  PAÍS,  EM  1985,  AQUELE  IMENSO  CONTINENTE  PASSOU  A  OCUPAR  SISTEMATICAMENTE  A  ATENÇÃO  DO  BRASIL.
   A  ÁFRICA  FREQUENTA  OS  NOTICIÁRIOS,  DE  MODO  GERAL, DE GUERRAS, REFUGIADOS, EPIDEMIAS E CATÁSTROFES CLIMÁTICAS. NA VERDADE, ESSES RELATOS OCULTAM AS VERDADEIRAS CAUSAS E ORIGENS DA SUBNUTRIÇÃO, DO ANALFABETISMO E DA EXTREMA DESIGUALDADE SOCIAL AFRICANA. ALÉM DE OCULTAREM, TAMBÉM, UMA ÁFRICA MODERNA, QUE SE INDUSTRIALIZA E PROCURA SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS.
   NÃO É VÁLIDO ACUSAR O PASSADO, MAS SERÁ SEMPRE OPORTUNO LEMBRÁ-LO, JÁ QUE REVELA A MONSTRUOSA HERANÇA QUE OS COLONIZADORES EUROPEUS LEGARAM AOS AFRICANOS: UMA AGRICULTURA PREDATÓRIA, UMA PECUÁRIA DESTINADA BASICAMENTE AO MERCADO EXTERNO, ALÉM DA DEVASTAÇÃO DE MATAS E FLORESTAS QUE DEGRADOU O SOLO, COM A CONSEGUENTE DECADÊNCIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA.
   DIANTE DE UM POVO QUE CONTRIBUI COM SEU TRABALHO, SUA CULTURA E SENSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO E A GRANDEZA DO BRASIL, NOSSO PAÍS TEM O DEVER HUMANO E MORAL DA COOPERAÇÃO - NO CAMPO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA ATIVIDADE ECONÔMICA - DIRECIONADA A UMA NOVA ÁFRICA, ATÉ PORQUE ELA ESTÁ ETERNIZADA NO BRASIL. IGNORÁ-LA SERIA A NEGAÇÃO DE NÓS MESMOS, COMO POVO E CULTURA.







Africana  e suas joias de vestimentas.







 














Africano e seu olhar pênetroso.

   



















ÁFRICA E SUAS ESTATUAS DE ORIXÁS, E SUAS FLORESTAS FECHADAS, E VASTAS DE ANIMAIS.




















 " A ÁFRICA POSSUI GRANDES RESERVAS
DE PETRÓLEO, PRINCIPALMENTE NA NIGÉRIA, REGIÃO DO GOLFO DA GUINÉ E DE ANGOLA, ENTRE OUTRAS. ELAS VÊM DESPERTANDO A COBIÇA DE GRANDES EMPRESAS INTERNACIONAIS PARA A SUA EXPLORAÇÃO, PROVOCANDO UM RASTRO DE CONFLITOS, VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO ".







           NORTE  DA  ÁFRICA


 A ÁFRICA É UM TERRITÓRIO MUITO DIVERSIFICADO. TANTO DO PONTO DE VISTA HUMANO QUANTO GEOGRÁFICA. POR ISSO, É IMPOSSÍVEL TER CONCEITOS RÍGIDOS, COMO, POR EXEMPLO, DE QUE A REGIÃO AO NORTE DO SAARA SEJA A ÁFRICA "BRANCA" E A REGIÃO AO SUL SEJA A ÁFRICA "NEGRA".
 A FACE MAIS DRAMÁTICA E CRUEL DESSAS DIVISÕES, PORÉM, SÃO OS LIMITES PURAMENTE ARBITRÁRIOS DA MAIORIA DAS FRONTEIRAS DOS PAÍSES. ESSES LIMITES - ATÉ HOJE MOTIVOS DE GUERRAS - TIVERAM POR OBJETIVO ATENDER PRINCIPALMENTE AOS INTERESSES DOS ANTIGOS COLONIZADORES, E NÃO O DE CONCILIAR OS POVOS NATIVOS.
 NO NORTE DA ÁFRICA SE LOCALIZAM A ARGÉLIA, O EGITO, A LÍBIA, O MARROCOS, A TUNÍSIA E O SAARA OCIDENTAL. NO NOROESTE DESSA REGIÃO ESTÃO MARROCOS, ARGÉLIA E A TUNÍSIA. O SAARA OCIDENTAL É UM TERRITÓRIO NÃO INDEPENDENTE E FOCO DE DISPUTAS ENTRE ARGÉLIA, MARROCOS E MAURITÂNIA (PAÍS DA ÁFRICA OCIDENTAL). NO CHAMADO VALE DO NILO ESTÃO DOIS PAÍSES BASTANTE POPULOSOS: O EGITO E O SUDÃO (NA ÁFRICA ORIENTAL). COM CERCA DE 17 MILHÕES DE HABITANTES, A CAPITAL DO EGITO - CAIRO - É A CIDADE MAIS POPULOSA DA ÁFRICA.
 O RIO NILO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O EGITO, DESDE OS REMOTOS TEMPOS DE SUA CIVILIZAÇÃO. ELE É USADO PARA IRRIGAR A TERRA, ALÉM DE TRANSPORTAR PESSOAS E MERCADORIAS. APÓS AS SUAS CHEIAS PERIÓDICAS, AS MARGENS DO RIO FICAM NATURALMENTE FERTILIZADAS E PRÓPRIAS PARA O PLANTIO.





 " OS TUAREGUES SÃO UM POVO NÔMADE QUE HABITA O DESERTO DO SAARA. FALAM UM IDIOMA BERBERE, O TUAREGUE OU TAMAXEQUE, QUE NÃO É DE ORIGEM ÁRABE. COSTUMAM SE COBRIR TOTALMENTE COM MANTOS TURBANTES AZUIS ".
















               ÁFRICA OCIDENTAL



 A ÁFRICA OCIDENTAL É CONSTITUÍDA PELOS SEGUINTES PAÍSES: BENIN, BURKINA FASO, CABO VERDE, COSTA DO MARFIM, GÂMBIA, GANA, GUINÉ, GUINÉ-BISSAU, LIBÉRIA, MALI, MAURITÂNIA, NIGER, NIGÉRIA, SENEGAL, SERRA LEOA, TOGO.
 EXPORTADORA DE RIQUEZAS MINERAIS, COMO FERRO, DIAMANTES, ESTANHO, PETRÓLEO, URÂNIO, E RIQUEZAS AGRÍCOLAS, COMO CACAU, ARROZ, ALGODÃO, BORRACHA, A REGIÃO DESPERTA, ATÉ HOJE, A COBIÇA DE EMPRESAS MULTINACIONAIS.
 NA ÁFRICA OCIDENTAL, DO PONTO DE VISTA CULTURAL, DESTACA-SE A EXTRAORDINÁRIA ARTE DE IFÉ E BENIN, REINOS LOCALIZADOS NA CONFLUÊNCIA DOS RIOS NIGER E BENUÊ, NA ATUAL NIGÉRIA. ANTES DE TUDO, PARA EVITAR A TÃO COMUM VISÃO GENERALIZANTE SOBRE A CULTURA AFRICANA, É BOM SALIENTAR QUE ESSES DOIS ESTILOS SÃO CONCEITUAL E PLASTICAMENTE DIFERENTES, APESAR DE A ESTATUÁRIA DE BENIN SER ORIGINÁRIA DA ARTE DE IFÉ.
 O APOGEU DO REINO E DA ARTE DE BENIN OCORREU NO SÉCULO XVI, E O QUE CARACTERIZA A ESCULTURA DE BENIN É O SEU ASPECTO EXTRAVAGANTE E BIZARRO: CABEÇA ACHATADAS, BOCHECHAS E NARIZES DILATADOS, CABELOS EM FORMA DE CÍRCULOS, E PESCOÇO COBERTO POR ALTOS COLARES. AS FORMAS, POR SEREM BEM ACENTUADAS, CRIAM UM EFEITO DRAMÁTICO DE CLARO-ESCURO.







 " JOVEM COM ADORNOS CARACTERÍSTICOS DO REINO DE BENIN. A ESTATUÁRIA DE BENIN É UMA DAS GRANDES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DA ARTE UNIVERSAL, E SEU APOGEU OCORREU NO SÉCULO XVI ".















Nenhum comentário: