expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
História do Mês de MAIO
Saiba como se Originalizou-se
MÊS DE MAIO
Saiba que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!
Maio (do latim Maius).
A origem do nome MAIO é controvertida. Alguns querem que seja derivado de MAGESTAS, padroeira dos poderes do Estado e da magistratura. Outros, de MAJORES, homenagem que se prestava anualmente aos velhos. E, ainda há alguém que diz derivar de MAIA, ninja das chuvas, a mais bela sete PLÊIADES, filhas de Atlas e de Pléione. Foi amada por Júpiter, de quem houve Mercúrio. Ela e as suas seis irmãs foram transformadas em estrelas, porque seu pai, indiscretamente, quis ler o segredo dos deuses. O seu grupo forma o signo das PLÊIADES, na constelação de TOURO.
O mês de maio, que era o terceiro do calendário romano antes da reforma de Júlio César, passou ao quinto lugar no calendário juliano e no gregoriano. É de 31 dias.
Está o mês sob a proteção de Apolo, sendo personificado na figura de um homem entre duas idades, vestido com uma ampla túnica de grandes mangas e trazendo á cabeça uma cesta de flores.
É certo, pois, maio é o mês das flores, por excelência, no Continente Europeu. Durante cinco dias e noites, os romanos celebravam as festas em honra á deusa FLORA, disputando jogos esportivos, promovendo caçadas e espetáculos teatrais. Flora era a deusa das flores e dos jardins entre os romanos. Era uma ninja das ilhas Afortunadas que os gregos divinizaram sob o nome de CLORIS, graciosa alegria da primavera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário