expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2015

História do Mês de JANEIRO

Saiba como se Originou-se

filosofarlendo.blogspot.com
MÊS  DE  JANEIRO

Sabia que tem uma razão pelo mês, de cada nome de um deles!

Janeiro (do latim Januarius, de Janus, divindade romana).

     O seu nome era uma homenagem ao deus Janus, filho de Apolo e da ninja Creusa. Teria sido o mais antigo rei do Lácio. Sendo uma divindade pacifica, era venerado como um deus da paz. No seu templo de doze portas, existiam doze altares, cada qual representando um mês do ano. E, a 1ª de Janeiro, em sua honra, os avoengos romanos trocavam entre si presentes de figos, maçãs, bolos de mel, peles, etc. Foi quando nasceu o costume até hoje observado das Festividades do Ano-Bom.
    
    Entretanto, Janeiro não foi criado na época do primeiro calendário latino. Na reforma que o rei Numa Pompílio, segundo monarca romano, fez do calendário, deslocou o mês de janeiro e fez passar para o undécimo, onde ficou. Introduziu também o seguinte, pois até então, eram dez os meses, sendo o primeiro aquele dedicado a Marte, deus da guerra.

    Sendo Jano, divindade ''bifronte'', olhava para a frente e para trás, com perfeito domínio sobre o tempo. Tinha duas faces, uma de olhos para o passado, do qual possuía total conhecimento; a outra, olhando para o futuro, do qual tinha igual previsão. Quando esculpido nas portas residenciais, olhava simultâneamente para o interior e o exterior.

    Janeiro também olha para o ano que começa e para o ano que acaba. Este mês, que conta 31 dias no calendário moderno, começa sete dias depois do Solstício.

 



Nenhum comentário: