expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Universo 2 - Estamos sozinhos?

NÃO  ESTAMOS  SOZINHOS  NO 

 


 





 univero 2


                         UNIVERSO!


O PROFESSOR BRITÂNICO HARLOW SHAPLEY É UMA DAS MAIORES AUTORIDADES SOBRE PROBLEMAS ESPACIAIS. HÁ SESSENTA ANOS ELE EXPLORA O CÉU COM O SEU TELESCÓPIO, COMO ASTRÔNOMO, EM MONTE WILSON, E DIRETOR DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UNIVERSIDADE DE HARVARD, ELE REALIZOU DESCOBERTAS FANTÁSTICAS SOBRE A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A EXATA POSIÇÃO DO HOMEM NESSE UNIVERSO. HARLOW SHAPLEY E UM HOMEM DE 83 ANOS, QUE FUMA ATE HOJE UM CIGARRO APOS OUTRO, TEM INTELIGÊNCIA VIVA E BRILHANTE, EMBORA SUA ESPECIALIDADE SEJA O UNIVERSO, DEDICA-SE TAMBÉM - COMO UMA ESPÉCIE DE COMPENSAÇÃO - AO ESTUDO DO PEQUENO E GRANDE MUNDO DOS <<INSETOS SOCIAIS>>, EM PARTICULAR A FORMIGA.

Ele revela as suas descobertas mais importantes no campo da Astronomia. O descobrimento do centro da Via Láctea, que inicialmente recebeu o nome de "Centro Shapley" e o método de medir a distância de estrelas longínquas são as mais destacadas. Como relação á Via Láctea, Shapley pode estabelecer que a Terra não ocupa um posição central, mas sim periférica. Está localizada em um dos braços de uma aspiral da galáxia, a vinte mil anos-luz do centro.

        Sol  não  e  o  centro 

A descoberta de Shapley era sem dúvida bastante revolucionária para que fosse logo admitida. Foram necessários dez anos, antes que se aceitasse a idéia de que o Sol não era o centro do Universo. Por conseguir, o próprio orgulho humano foi duramente atingido ao provar-se que ao homem era reservado um humilde lugar de periferia.
O resultado dessas descobertas de Shapley é mais espetacular do que se imagina, pois implica não apenas em consequência científica como também em religiosas e mortais.

         Outros mundos Habitados

O astrônomo britânico, por outro lado, sustenta a tese em livros e conferências de que o homem não é um ser solitário no Universo. Outros mundos, milhares deles, seriam também habitados.
Shapley acredita, juntamente com outros cientistas, que a vida é um processo bioquímico natural, que pode ser explicado sem a necessidade de recorrermos a forças sobrenaturais.
Há uma indagação por parte dos cientistas que pretende estabelecer o que havia na superfície terrestre antes da aparição da vida. Chegou-se á conclusão de que naquele tempo (há 5.000.000 de anos) havia quatro gases sobre a terra; o metano, o amoníaco, o hidrogênio e o vaporácqueo. Esse gases eram sujeitos ás descargas elétricas dos raios e ás radiações dos vulcões.

----------------------------------------------------------------------------
"Harlow Shapley exclui com absoluta certeza que em Marte possa haver vida no nível animal, ali os astronautas encontrarão apenas liquens, no Universo, segundo o calculo dos astrônomos, existem mais de 100 milhões de "nebulosa", na verdade a expressão nebulosa, estabelecida pelos antigos astrônomos, não e correta: Shapley, há muitos anos, propôs substitui-la por "Galáxias Externas", ou simplesmente"Galáxias". Pois foi descoberto que elas são semelhantes a nossa, em cada uma delas certamente existem numerosos Planetas nos quais as condições de vida são semelhantes as existentes na Terra".  
----------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário: